Monday, June 26, 2006

1994: Início da timeline da publicidade na Web

A HotWired lança o primeiro banner em outubro de 1994. As pioneiras em anunciar na Web são AT&T, MCI, Sprint, Volvo entre outras.




Friday, June 23, 2006

Steve Outing era a bússola


No início da Web no Brasil, os produtores de conteúdo informativo se sentiam como os navegadores europeus dos séculos XV e XVI: descobridores dos sete mares. Tudo era novo. Tudo era empirismo. Entretanto, muitos desses heróis náuticos eram cientistas formados pela famosa Escola de Sagres, a Nasa da época. Portanto, se guiavam por instrumentos como a bússola, o astrolábio, o quadrante, a barquilha e a balestilha. Mas também pelas estrelas. Na Web, uma dessas "estrelas", que auxiliavam os "navegadores cibernéticos", era Steve Outing. A cada coluna semanal postada na Web, que parecia com o formato de blog, novas "rotas" eram trilhadas.

Tuesday, June 20, 2006

Vinton Cerf de pertinho

Foi uma felicidade ver Vinton Cerf de perto. Por assumir o cargo de "evangelista" no Google, um dos criadores do TCP/IP é, agora, um garoto-propaganda da empresa. Em sua segunda visita ao Brasil, a primeira foi em 1979, quando esteve aqui para colocar o País em um nó da Internet, Cerf palestrou na USP, no último dia 5 de maio.
Confesso, foi emocionante. Cerf é um cientista de primeira linha. Um dia a TIME disse que Tim Berners-Lee foi uma das 100 maiores mentes do século XX. Concordo plenamente. Também tenho o desejo de conhecê-lo pessoalmente. Mas, Berners-Lee criou a interface gráfica que "corre" no protocolo inventado por Vinton Cerf e pelo seu colega Bob Kahn. Enfim, Cerf e Berners-Lee são dois gênios. Agradeço muito a eles, pois estou construindo a minha carreira em função do que eles inventaram. A foto, abaixo, é de Cerf, no dia da palestra. A autoria é minha, lógico, pura tietagem :)

Monday, June 19, 2006

Mídia e Entretenimento

Oi, pessoal! No processo de reclivagem de GTs do Compós deste ano, entrou o GT Mídia e Entretenimento. Mais uma oportunidade de se escrever e debater sobre este tema emergente em congressos em comunicação.
Sandra Portella Montardo, aqui, Tekhnè.

Em busca do tempo perdido: BBS

Um dos pionieros em BBS (Bulletin Board System), que conheci, se chama Milton Pelegrini. Hoje, é professor na UniSantos e mestre em Comunicação Social. Ele tinha uma BBS chamada Versão Zero, em Santos. Era em sociedade com um médico. Quando passei a ser cliente deles, acho que tinham uns trinta usuários, fui visitar o "provedor". Era na casa do Milton e o computador aceitava somente uma chamada telefônica por vez.
Milton era um cara "revolucionário". Fez uma revista multimídia e colocou em um disquete para ser vendida em banca. Acredito que foi a primeira revista digital do Brasil.
Falei com ele pela última vez ainda quando trabalhava na Internet do Grupo A Tribuna.
Acredito que ele vale, pelo menos, uma dissertação de mestrado.

Monday, June 12, 2006

Hábitos de jogadores online, por Cristiano Max

Estava navegando e encontrei em um dos meus sites de consulta um relatório muito interessante sobre os hábitos dos jogadores on-line (2002), a pesquisa é americana e britânica. Apesar de não ser nacional, parece passível de comparação com algumas das observações que temos de nossas lan-houses. É um relatório bastante completo para aqueles que estudam essa categoria nos games. Esse é o link.


Cristiano Max, Feevale

*

II Seminário Jogos eletrônicos, educação e comunicação: construindo novas trilhas.
Data: 11 e 12 de setembro - Local: UNEB
http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/seminario2

Pioneiro em Vídeo Texto

Tive a felicidade de tomar contato com o mundo dos bits quando fazia o meu primeiro ano de Engenharia Elétrica em Mogi das Cruzes (curso que infelizmente não terminei. Era ativista estudantil). Um primo que me hospedava, tinha um amigo que utilizava um TK 85. Aos sábados, todos jogavam "Forca".
Mas foi na área de manutenção da Cosipa que pude entrar em contato com os 286. Comprei o meu primeiro MSX. Porém, foi com o vídeo texto, na UniSantos, que a rede entrou na minha vida.
Abaixo uma foto do sistema e uma prova. Conseguida no Orkut do prof. Silvio Bergamini (um pioneiro em Vídeo Texto, na UniSantos), que comprova: Jornalista online no Brasil tem mais de 20 anos. Acredito que seja necessário resgatar essa história, pois tem muita gente "marquetando" que inventou o jornalismo na rede.

Mais detalhes no site do jornalista santista, Pimentel.

Saturday, June 10, 2006

Compartilhando informações

É uma alegria fazer parte desse grupo sobre História da Mídia Digital e quero compartilhar duas informações do nosso blog:
A revista e-Textos e o Mecanismo On line para referências - MORE, da UFSC.
Abraços,
Juciano Lacerda

Friday, June 09, 2006

Daniela, espero que esse espaço seja um aglutinador de pessoas que desejam contribuir com a construção da História da Mídia Digital no Brasil. Os pioneiros estão sendo esquecidos rapidamente e os seus trabalhos digitais estão sendo "deletados". O Blog, eu creio, poderá funcionar como um construtor, em "tempo real", de histórias que estão acontecendo, como a dos games.

Aproveito, para agradecer o seu carinho com o GT da História da Mídia Digital da Rede Alfredo de Carvalho.

História?

O principal problema em estudar/traçar uma linha de tempo crítica de websites jornalísticos e afins é, na minha opinião, a falta de memória. Os sites são sistematicamente apagados quando uma nova versão entra no ar. Há a iniciativa do UOL em preservar um pouco sua história de dez anos (ver aqui), e também da Biblioteca do Congresso Americano, que varre a rede em busca de preservar sites com base no critério da audiência (aqui). Bom, este fato põe em questão algo muito afirmado quando se fala de internet: "na internet não há problema de espaço". No limite, há sim. Para os sites serem armazenados, precisamos de máquinas. E máquinas custam caro; talvez deva ser analisado a projeção custos de armazenamento de um site por dez anos, por exemplo, versus o custo de impressão do material em dez anos, e aí teríamos uma estimativa do quanto a internet é ou não barata para a publicação - E preservação do conteúdo online.

Portanto, como primeira iniciativa do grupo, proponho definirmos um espaço para armazenamento de material e recursos (links, power points, homes) que nos ajudem a contar com um material para análise histórica da web jornalística. Que acham? Poderia ser no portal do Cristiano e Marsal ;-)

Abraços!

Thursday, June 08, 2006

GT História da Mídia Digital, Rede Alcar

Iniciando postagens.