Thursday, October 18, 2007

Esquentando os Tamborins – 2ª Parte: A internet continua a serviço do samba


Amigos (as)


Resolvi atualizar minha pesquisa apresentada no congresso de São Luís, no Maranhão, e pontuar alguns detalhes que achei relevante.
Abraços
Daniel Faria


============================

Esquentando os Tamborins – 2ª Parte: A internet continua a serviço do samba

A temporada 2008 de eliminatórias de samba de enredo mostrou mais uma vez, que a internet continua a serviço do samba. Porém, este ano foi marcado também por algumas mudanças importantes e por novas ferramentas.

Em 2003, meio que “acidentalmente” encontrei o site Esquentando os Tamborins (
www.tamborins.com.br), e desde então, sintonizei-me nas ondas dos sites especializados na cobertura do carnaval.

O grande diferencial do site coordenado pelo Freddo era justamente a divulgação dos sambas concorrentes, que participavam das disputas nas quadras do Rio de Janeiro. Mais tarde o site ganhou até uma rádio virtual, que infelizmente não está mais no ar.

Outros sites entraram na “disputa.” Entre eles, O Carnaval Carioca (
www.ocarnavalcarioca.com.br), O Dia na Folia (www.odianafolia.com.br), O Desfile (www.odesfile.com) e o Tudo de Samba (www.tudodesamba.com.br).

Essa “abertura de mercado” causou uma proliferação de sambas pra todos os lados. Acompanhar a divulgação das obras não foi nada fácil. Os primeiros áudios que ouvi foram divulgados pelo Esquentando os Tamborins. Porém, ainda no inicio da cobertura o site entrou em manutenção, permanecendo fora do ar por vários dias.

A novidade do ano foi a criação do site “Carnavalesco” (
www.carnavalesco.com.br), que têm colunistas e comentaristas renomados no meio e também profissionais que atuam no site do O Dia na Folia.

O visual do novo site é bem interessante, ágil, prático e oferece espaço para que o leitor comente as notícias, criando verdadeiros fóruns, sem a obrigatoriedade de cadastros, pois as informações solicitadas são bem simples e corriqueiras de qualquer página da web.

A grande sensação da cobertura desse ano foi o uso do Youtube (
www.youtube.com) para divulgação dos vídeos gravados nas quadras durante a apresentação dos sambas. Já tinha assistido vídeos de desfiles antigos e gravações amadoras feitas na Sapucaí. Porém, esse ano o que aconteceu nas quadras foi trazido para o ciberespaço possibilitando aos internautas a oportunidade de ver e ouvir a execução das obras.

O que tiro de percepção com tudo isso, é que os amantes do samba aprimoram cada vez mais o uso da internet, para divulgação e debate do assunto “carnaval.” Com isso, encurtam distâncias, promovendo inclusão, pois, muitos não têm acesso aos grêmios carnavalescos.

Além disso, continuam as interações habituais que são os debates, as amizades e as trocas de figurinhas entre os membros dos fóruns e também das comunidades do Orkut (
www.orkut.com), fazendo do ciberespaço um ambiente de qualidade.