Friday, June 09, 2006

História?

O principal problema em estudar/traçar uma linha de tempo crítica de websites jornalísticos e afins é, na minha opinião, a falta de memória. Os sites são sistematicamente apagados quando uma nova versão entra no ar. Há a iniciativa do UOL em preservar um pouco sua história de dez anos (ver aqui), e também da Biblioteca do Congresso Americano, que varre a rede em busca de preservar sites com base no critério da audiência (aqui). Bom, este fato põe em questão algo muito afirmado quando se fala de internet: "na internet não há problema de espaço". No limite, há sim. Para os sites serem armazenados, precisamos de máquinas. E máquinas custam caro; talvez deva ser analisado a projeção custos de armazenamento de um site por dez anos, por exemplo, versus o custo de impressão do material em dez anos, e aí teríamos uma estimativa do quanto a internet é ou não barata para a publicação - E preservação do conteúdo online.

Portanto, como primeira iniciativa do grupo, proponho definirmos um espaço para armazenamento de material e recursos (links, power points, homes) que nos ajudem a contar com um material para análise histórica da web jornalística. Que acham? Poderia ser no portal do Cristiano e Marsal ;-)

Abraços!

1 Comments:

At 4:25 AM, Blogger maxrs said...

Nós achamos ótimo, :) estamos fazendo as últimas definições para daqui 2 semanas no máximo por tudo em dia. Podemos abrir um link de memória virtual ou algo do tipo para uma sessão deste tipo. Tinhamos imaginado em fazer também uma coleta de artigos e criar uma sessão de referências.

PS. maxrs é o Cristiano Max, sou eu.

 

Post a Comment

<< Home