Tuesday, June 20, 2006

Vinton Cerf de pertinho

Foi uma felicidade ver Vinton Cerf de perto. Por assumir o cargo de "evangelista" no Google, um dos criadores do TCP/IP é, agora, um garoto-propaganda da empresa. Em sua segunda visita ao Brasil, a primeira foi em 1979, quando esteve aqui para colocar o País em um nó da Internet, Cerf palestrou na USP, no último dia 5 de maio.
Confesso, foi emocionante. Cerf é um cientista de primeira linha. Um dia a TIME disse que Tim Berners-Lee foi uma das 100 maiores mentes do século XX. Concordo plenamente. Também tenho o desejo de conhecê-lo pessoalmente. Mas, Berners-Lee criou a interface gráfica que "corre" no protocolo inventado por Vinton Cerf e pelo seu colega Bob Kahn. Enfim, Cerf e Berners-Lee são dois gênios. Agradeço muito a eles, pois estou construindo a minha carreira em função do que eles inventaram. A foto, abaixo, é de Cerf, no dia da palestra. A autoria é minha, lógico, pura tietagem :)

3 Comments:

At 5:28 AM, Blogger Juciano Lacerda said...

Já que você teve essa grande honra, Walter, aproveita e faz um post sobre o tema discutido por ele no evento. Ou somente ele falou do Google? Abraços!

 
At 6:04 AM, Blogger Walter Lima said...

Ola
Lacerda

Infelizmente, ele só falou do Google e, vagamente, sobre a Internet Planetary, um projeto que ele tem com a Nasa. Se quiser saber mais sobre o evento, acesse:

http://www.noticias.usp.br/acontece/obterNoticia?codntc=12587

http://idgnow.uol.com.br/internet/2006/06/05/idgnoticia.2006-06-05.6421658405/IDGNoticia_view

http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=7642

abraços

 
At 5:28 PM, Blogger MSavio said...

Gostaria de informar que escrevi, em 2006, uma dissertação sobre a história da Internet no Brasil, que passa um pouco pela história da rede no contexto mundial, fala do Cerf e outros.

Uma pequena correção, a primeira visita do Cerf ao Brasil foi em 1975 e não em 1979.

Quem quiser conferir, o texto está disponível (em formato PDF) na biblioteca on-line do Museu de Computação e Informática (MCI), ao lado de outras publicações sobre a história da Informática no Brasil.

www.mci.org.br/biblioteca/biblioteca.html

[ ]s

MSavio

 

Post a Comment

<< Home